Blog

Qual o efeito do Botox® no rosto?

O Botox já era um procedimento muito procurado antes da pandemia, mas durante a quarentena a busca por procedimentos estéticos parece ter aumentado. É o que indica alguns números preliminares levantados durante o período e a reabertura das clínicas. 

Entre março e junho de 2020, as buscas no Google por termos como “rinoplastia”, “preenchimento” e “botox”, por exemplo, registraram um crescimento de cerca de 4.800%. Outros dados da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (American Society of Plastic Surgeons) revelam que 55% dos cirurgiões plásticos relataram que as injeções de Botox foram o tratamento mais procurado durante a pandemia, seguido de 40% na busca por implante de silicone.

Uma coisa é certa, o Botox é uma procedimento consagrado, que ajuda a valorizar a região dos olhos – a única exposta constantemente com o uso de máscaras para proteção contra o coronavírus. 

Vamos entender a seguir como funciona o procedimento. Boa leitura!  

Aplicação do Botox: entenda como funciona

A Toxina Botulínica é a substância utilizada no Botox, que se origina de uma bactéria chamada Clostridium botulinum. Ela, quando aplicada na pele em locais estratégicos, age como se fosse um bloqueador, inibindo a contração dos músculos, e, consequentemente, diminuindo consideravelmente as marcas de expressão.

A aplicação da toxina botulínica ameniza as linhas de expressão e é particularmente eficiente para terço superior da face: trata pés de galinha, vincos na testa e levanta o olhar. 

Locais onde podemos fazer Botox 

A indicação clássica da toxina botulínica na dermatologia é para suavizar rugas de expressão do terço superior da face, como você viu acima. Mas existem várias outras indicaçõe, conheça algumas:

  • terço inferior da face: tratar o músculo que deixa a boca triste, tratar o aspecto de celulite do queixo e o contorno da face;
  • pescoço;
  • bruxismo;
  • hiperidrose: suor excessivo nas palmas das mãos, plantas dos pés ou axilas;
  • enxaqueca e cefaléia tensional.

Quando começar o tratamento com Botox? 

Como o Botox trata as rugas de expressão, não existe idade certa para começar a aplicação, tudo depende de cada caso e da indicação do dermatologista. Pode ser que com 22 anos você já apresente marcas de expressão na região da testa, por exemplo. 

A aplicação preventiva, quando as rugas começam a aparecer, é uma indicação eficiente. Isso previne que as rugas dinâmicas que estão se formando pela movimentação dos músculos da face, se tornem estáticas. 

Quanto tempo dura o efeito no Botox?

Podemos dizer que a duração média é de cerca de 4 meses. Porém, vários fatores interferem com a durabilidade:

  • Dose: quanto maior a dose, maior a durabilidade. O que precisa ficar claro é que para obtermos resultados naturais, usamos doses menores. Logo, quanto mais natural o resultado, menor a durabilidade. O equilíbrio é a chave de tudo. 
  • Local de aplicação: a região dos pés de galinha, por exemplo, costuma apresentar menor durabilidade. Em primeiro lugar, porque a musculatura da região é muito utilizada (pense em quantas vezes piscamos num dia!). Segundo, porque a pele do local é muito fina, não oferece resistência à contração muscular e rapidamente as rugas aparecem. Então, numa mesma aplicação, áreas diferentes têm durações diferentes;
  • Hábitos de vida: pessoas que fazem muita atividade física costumam ter menor durabilidade; exposição solar excessiva; má alimentação, entre outros hábitos. 

Ao adotar alguns hábitos, você pode prolongar os efeitos do Botox na pele. Confira algumas dicas: 

  • Não esqueça do protetor solar! Aplique diariamente, mesmo para ficar em casa.
  • Beba bastante água e varie a alimentação. Insira alimentos ricos em zinco, como linhaça, castanha de caju e até chocolate amargo (com moderação). 
  • Escolha com critério o profissional para realizar o procedimento. Um bom profissional fará a aplicação da forma correta e com produtos de qualidade, fatores importantes para a durabilidade do botox. 

Pronto, agora você já sabe como o Botox age na nossa pele, onde é possível aplicar, quanto tempo dura e como fazer os efeitos benéficos se prolongarem. Gostou? Então não saia daqui, continue navegando no blog para aprender mais dicas de beleza, saúde e bem estar.

Agência Salt
Todos os direitos reservados a Clínica Mainá. Desenvolvido por Agência Salt.
Enviar mensagem