Quais os tratamentos para acne após os 30 anos?
Nem sempre é fácil conviver com as espinhas quando você já passou da adolescência, tem trabalho, casa, filhos e as mudanças da vida para administrar. Afinal, espinha não é coisa de adolescente? Nem sempre. Cada vez mais mulheres adultas chegam ao consultório dermatológico com queixas de espinhas no rosto, muita frustração e baixa autoestima.
Essa condição pode se apresentar de três formas:
- Acne persistente que as pacientes têm desde a adolescência;
- Surgimento de novas espinhas após muito tempo;
- Acne em mulheres que nunca tiveram quando eram adolescentes (acne que surge na vida adulta).
Hoje em dia, 51% das mulheres entre 20 e 29 anos sofrem de acne adulta, com 35% entre 30 e 39 anos, 26% entre 40 a 49 anos e 15% acima dos 50 anos são afetadas pela condição.
Se você sofre com a acne na fase adulta, saiba que não está sozinha! Existe, sim, tratamento e a ajuda está próxima. Continue a leitura.
De repente 30: diferenças entre a acne na adolescência
A acne na mulher adulta se caracteriza pelo surgimento a partir dos 25 anos. Diferente das espinhas da adolescência, que surgem na zona T (testa e nariz), nos adultos elas aparecem na zona U (queixo e mandíbula).
Normalmente, os adolescentes são mais afetados pela acne inflamatória, que vem acompanhada de inchaço e vermelhidão. Já na fase adulta, a acne tem características diferentes, formando-se quando os poros ficam obstruídos com óleo e células mortas da pele, são cravos que podem virar espinhas.
Quais as causas da acne na mulher adulta?
O surgimento de acne na mulher adulta está associado a diferentes fatores, tais como:
- Hormonais;
- Histórico familiar;
- UV e poluição;
- Estresse;
- Exposição ultravioleta;
- Obesidade;
- Alimentação;
- Presença de doenças endócrinas associadas.
Como tratar acne na fase adulta?
Primeiramente, para evitar as espinhas é fundamental manter a pele bem limpa e hidratada. Ter uma rotina de cuidados que inclui alguns passos é importante:
- Lave o rosto com um sabonete líquido adequado para peles acneicas que vão ajudar a controlar a produção de sebo e desobstruir profundamente os poros.
- Hidrate a pele com um hidratante ideal para peles acneicas.
- Não se esqueça de aplicar um protetor solar livre de óleo por último para impedir que o UV e a poluição piorem a inflamação e as lesões da acne adulta.
Além de ter uma rotina de cuidados com a pele para mantê-la sempre limpinha, alguns procedimentos feitos no consultório podem ser aliados para se livrar da acne e/ou cicatrizes já existentes.
Primeiramente, o dermatologista irá investigar as causas da acne, com pedidos de exames ou exames de sangue, se for necessário. Saber se a origem da acne é hormonal é fundamental para o tratamento, porque se for, os tratamentos tópicos com cremes e procedimentos não serão totalmente eficazes. Será preciso realizar um equilíbrio interno para solucioná-la.
Analisando cada paciente individualmente e identificando as causas da acne adulta, é possível recomendar diversos tratamentos, desde medicações de uso oral, além do uso local de ativos. Tudo depende do seu caso.
Alguns procedimentos que podem ser feitos no consultório para potencializar os resultados são Peelings, LED azul e vermelho e Luz intensa pulsada.
Se você leu até aqui já sabe o que pode causar acne depois dos 30 anos e como tratar. Agora é sua vez de procurar um profissional de confiança para iniciar o tratamento mais indicado para o seu caso. Agende uma consulta na Clínica Mainá e vamos conversar mais sobre o assunto.