Blog

Como emagrecer sem cortar os carboidratos?

Você já ouviu falar em dieta low carb ou cetogênica? Muito famosas no mundo das blogueiras, essas dietas são semelhantes no ponto que colocam os carboidratos na lista de “alimentos negativos”. Mas a verdade é que nenhum alimento é capaz de te fazer emagrecer ou engordar isoladamente. 

A quantidade e a frequência, seus hábitos e rotinas dizem muito sobre você, sua saúde e sua forma. Emagrecer sem cortar o carbo é possível, sim. Escolhas inteligentes, conhecimento, atenção e consciência são iniciativas importantes para isso. 

Se você quer algumas dicas para equilibrar sua alimentação, ter mais qualidade de vida e autoestima, está no lugar certo. Continue a leitura. 

Por que os carboidratos são vistos como vilões? 

Você já deve ter respondido: porque engordam. Os carboidratos simples são uma classe desse macronutriente que está relacionado ao acúmulo de gordura abdominal, aumento de peso e a uma série de inflamações no organismo.

São carboidratos de alto índice glicêmico, com ação imediata no organismo, liberando picos de glicose (açúcar) no sangue. Com o passar do tempo, a insulina cria resistência e torna-se menos eficaz, ou seja, tem dificuldades de controlar os níveis de glicose no sangue, aumentando o acúmulo de gordura e as chances de diabetes. 

Carboidratos simples são encontrados em açúcar refinado, farinha branca, pães, massas e biscoitos. Como dissemos no começo, esses alimentos isoladamente não são vilões. Eles podem ser consumidos, mas com moderação. Começar uma dieta e cortá-los de uma vez só do cardápio pode ter resultado no curto prazo, mas é uma rotina difícil de manter ao longo do tempo e acaba gerando recaídas e frustrações. 

Confira algumas dicas para comer carboidrato com mais saúde e consciência. 

4 dicas para emagrecer sem cortar os carboidratos

1. Prefira os carboidratos complexos

Você já ouviu falar em carboidratos complexos e no fato de serem mais saudáveis? Eles são de baixo índice glicêmico, ou seja, provocam uma elevação mais gradual nos níveis de açúcar no sangue (ao contrário dos carboidratos simples, que elevam a glicose rapidamente).

Além de diminuir o acúmulo de gordura e a controlar melhor a glicose do sangue, os carboidratos complexos permitem ter um melhor controle do apetite.

Fontes saudáveis de carboidratos: pode acrescentar na sua lista todos os tipos de feijões, grão-de-bico, lentilha, ervilha, aveia, quinoa e soja, por exemplo. 

2. Adicione fibras às refeições

As fibras ajudam a tornar mais lenta a absorção e a digestão dos carboidratos. Por isso, a combinação fibras e carboidrato no prato é uma alternativa saudável, pois elas ajudam a evitar que os carboidratos da refeição provoquem os picos de glicose no sangue.

A lista de bons alimentos fontes de fibras é longa, pode adicionar: farelo de aveia, feijões, linhaça e chia, por exemplo. 

3. Não se esqueça das gorduras saudáveis

Outros nutrientes que retardam a absorção de carboidratos no organismo são as gorduras boas. Além de conter fibras, a chia e a linhaça também são fontes de gorduras saudáveis, além do azeite de oliva e o abacate, por exemplo.

4. Não exagerar na quantidade carboidratos

Como dissemos no início deste conteúdo, o segredo para emagrecer comendo carboidrato está nas quantidades e nas escolhas mais inteligentes. Ou seja, só porque é possível emagrecer sem cortar o pão da dieta, não quer dizer que você deve comê-lo no café da manhã e no café da tarde, na quantidade que quiser. 

Lembre-se de outro detalhe importante: diminuir o índice glicêmico de um alimento não é o mesmo que diminuir a sua quantidade de carboidratos. O índice glicêmico não se refere à quantidade de carboidratos, mas sim à velocidade de absorção desses carboidratos.

Fazer as associações de carboidratos com fontes de fibras, proteínas ou gorduras saudáveis, como dissemos acima, não modificam a quantidade final de carboidratos ingeridos, mas a velocidade de absorção desse carboidrato na forma de glicose na corrente sanguínea.

Fazer escolhas mais saudáveis é ter mais qualidade de vida e saúde. Você pode comer o que quiser, mas em proporções adequadas e com consciência das suas escolhas. 

Continue navegando no blog para mergulhar em assuntos que vão transformar a sua relação com você mesmo. Mais liberdade e saúde em formato de conteúdo  e dicas para o seu dia a dia. 

Agência Salt
Todos os direitos reservados a Clínica Mainá. Desenvolvido por Agência Salt.
Enviar mensagem